Quarta-feira, 24 de Agosto de 2011

Para director do Sol, em Portugal casamento “é entre um homem e uma mulher”

Qua, 24/08/11

A mais recente crónica do director do semanário Sol está a levantar polémica nas redes sociais. No Facebook, o grupo de pessoas que apela ao boicote ao jornal na próxima sexta-feira já ultrapassou as 1.500 pessoas. Em causa está o texto Dois Maridos onde José António Saraiva analisa o alegado caso de agressão de Jorge Nuno de Sá (ex-deputado do PSD) a Carlos Yanez, avançado pelo Diário de Notícias no início deste mês. O casal, entretanto, separou-se. "Mas os gays, que travaram uma luta tão grande, tão longa e tão dura para poderem casar-se, separam-se afinal com a mesma facilidade dos outros casais? Não seria normal que, pelo menos nos primeiros tempos de vigência da nova lei, procurassem ser exemplares, até para provarem aos opositores que as suas convicções eram fortes e sua luta era justa?", questiona José António Saraiva.

"Por essas e por outras, numa recente entrevista a Manuel Luís Goucha reafirmei a minha oposição aos casamentos homossexuais. 'O casamento é entre um homem e uma mulher', respondi". No mesmo texto José António Saraiva acrescenta: "Claro que dois homens podem viver juntos – sejam irmãos, amigos, companheiros ou sócios em qualquer coisa. Como duas mulheres podem viver juntas, por variadíssimas razões. E é justo que as pessoas que vivem juntas tenham certos direitos em comum. Mas, para isso, não é necessário pôr em causa as nossas referências nem baralhar os nossos pobres espíritos".

Ao longo do artigo José António Saraiva escreve casal com aspas para se referir a um casal de pessoas do mesmo sexo. "Confesso que, até ao dia de escrever este texto, não me tinha debruçado sobre o modo como deverão tratar-se os dois membros de um 'casal' homossexual. Será correcto falar de 'dois maridos' ou de 'duas esposas'?

Já em 2009 José António Saraiva tinha escrito um texto, intitulado A Homossexualidade está na Moda?, em que, a propósito da defesa de José Sócrates do casamento entre pessoas do mesmo sexo, relatava: "Julgo que, para esta abertura de Sócrates aos novos ventos, muito contribuiu a sua relação com Fernanda Câncio". Na mesma crónica, o director do Sol recorda a sua passagem pelo bairro gay de Paris e analisa a homossexualidade enquanto "propensão genética", "fenómeno de moda ou de imitação".

 

26 comentários:
Pedro Dias @ 18:51

Qua, 24/08/11

Este senhor é como uma avestruz, e tem inteligência semelhante!
Para não ver o que é uma realidade que lhe desagrada ou que teme, enfia a cabeça no chão.
Bom que nunca a retire de lá, pois daqui para a frente, nesta área social, só vai ver coisas que não gosta.
Como é possível que um Director de um jornal, mesmo de um pasquim semanal ao serviço de interesses económicos bem conhecidos - o da familia do Sr. Presidente Eduardo dos Santos - se dê ao luxo de em pleno século XXI escrever estas barbaridades?
Não tem um pingo de vergonha na cara?
O que é que achará de um branco casado com um preta, ou vive versa?
O que achará de duas mulheres casadas uma com a outra, pretas, brancas ou mestiças?
Parece-me um mercenário sem escrúpulos que para agradar a quem o cobre de ouro, escreve o que for preciso, mesmo que seja a dizer mal da Mãe, ou do seu próprio País, como tantas vezes tem feito no passado.
Para mim o Sol já era coisa inútil de ler, quanto mais de comprar, mas a partir daqui nem me vou dar ao trabalho de reconhecer a sua existência, do mesmo modo que ela não reconhece a existência de algo bem real como é o casamento entre pessoas do mesmo sexo!
Andre @ 19:55

Qua, 24/08/11

Só por aqui se vê como as pessoas "evoluem" profissionalmente por cunha e não por inteligência e sabedoria. As pessoas que ficam mentalmente doentes deviam meter baixa ou tirar ferias. Este senhor está muito doente. As melhoras.
às vezes.. Campo Ourique @ 22:40

Qua, 24/08/11

muito me choca a "certeza" com que falam de famílias, quando não olham para A que possuem e talvez com sérios problemas de falta de amor, carinho, acompanhamento... faziam melhor figura se estivessem calados ou falassem dos cócós que abundam nos passeios de Campo de Ourique...
Luis Cabral @ 01:01

Qui, 25/08/11

Para mim chega...

A Liberdade é um bem que muitos pagaram com a vida: É curioso ver a desfaçatez com que nela se refugiam aqueles que não a aceitam na sua plenitude. Acontece que nessa Liberdade Grande, com direitos e obrigações é necessário respeitar para ser respeitado. Como sei que esse cavalheiro nada entende do que digo, até porque tem dificuldades de interpretação da Língua Portuguesa, fica aqui o recado numa linguagem que sei que entende: Nem mais um tostão para esse jornal HOMOFÓBICO!

E já agora, sim sou casado e sou marido do meu marido, e ele meu marido é... Onde está a confusão? Na cabeça de quem não tem mais do que se preocupar, ou de facto tem compreensão lenta e vistas curtas.

O mais interessante é o gozo que me dá a frustração que sente, pela felicidade dos demais, quem nem artigos destes ajudam a ultrapassar.

A mim pouco me interessa com quem os outros se casem, só quero que sejam felizes!

Manel Mira @ 10:05

Qui, 25/08/11

A queixa a este artigo faz-se aqui: http://www.erc.pt/pt/balcao-virtual/formulario-de-participacoes
mimms @ 10:17

Qui, 25/08/11

Desde cedo que o conceito de casal se associa a dois seres de sexo oposto, venha quem vier esse conceito nunca vai deixar de existir
António @ 11:44

Qui, 25/08/11

A homossexualidade está documentada em mais de 450 espécies. Não percebo quem é que veio e definiu esse seu conceito "desde cedo".

Em contrapartida, a homofobia só está documentada numa (e todos sabemos qual).


Diga-me lá o que é natural.
Rui @ 18:59

Qua, 11/04/12

O canibalismo também é documentado noutras tantas espécies, na nossa, inclusive! Se formos por essa ordem de ideias, para ti, também não há problema!
António Miranda @ 19:29

Qua, 11/04/12

O quão ridícula essa comparação consegue ser...
Para já uso esse argumento para comprovar que a homossexualidade é natural. Tal como o canibalismo o é se ocorre na natureza espontaneamente. A enorme e ÓBVIA diferença é que o canibalismo implica a morte de outro ser. E mesmo se estiver a referir-se a necrofagia, esta poderá ser legítima numa cultura que não a nossa com diferentes crenças, se não implicar a morte para esse fim (apesar de ser actualmente preferível evitá-la devido a doenças priónicas).
Pelo que consta a homossexualidade não implica a morte de outros seres nem a conspurcação de cadáveres. É por isso NATURAL E LEGÍTIMA.

Já este tipo de ignorância não é. Não apenas segundo a minha opinião, mas também de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada pela Constituição Portuguesa.
Jo @ 21:47

Qui, 25/08/11

O conceito de casal e casamento geral está ligado à religião e ao que esta impõe desde os primórdios da sua existência. Por isso existe tanto preconceito. O casamento pelo "legal" é visto por muitos como uma opção bastarda, um recurso para aqueles cujo comportamento não é aceite pela Igreja Católica- (neste caso, homossexuais). Talvez pelo facto da cerimónia de casamento estar tão ligada à religião este conceito que a leitora mimms refere esteja tão enraizado nas mentes portuguesas, e que outros tipos de união (união de facto, por exemplo) sejam mal-vistos.

Felizmente, senhores com a opinião do director do Sol são cada vez menos - sinal que finalmente Portugal está a dar uns passinhos em frente a nível de Educação e Valores Morais. Devagarinho, como de costume... O preconceito e o brain-wash que o Catolicismo (e outras religiões) fazem aos crentes é, de facto, impressionante.

A propósito, se quer falar da antiguidade do conceito de casamento, aconselha-se o estudo de sociedades como a Grécia Antiga, berço da Filosofia, cientistas, matemáticos e artistas brilhantes. Ou a Roma Imperial. Ou o Renascentismo em Itália. Tudo sociedades com melhores valores, mais justas, em que o pensamento lógico a par com a expressão individual era fomentado numa base diária. Era bom que hoje em dia fosse assim, não era?
Anónimo @ 01:56

Sab, 27/08/11

lol
jorge rodrigues @ 05:02

Sab, 27/08/11

Pois, e "desde cedo" a Humanidade teve tortura, pena de morte, perseguições políticas, mulheres dependentes dos maridos, e outros nojos desses!
Há quem ainda aí viva!
Nuno Alfarroba @ 15:31

Qui, 25/08/11

Este jornal só pode emanar duma direita algo fascista (actual coligação),senão veja-se o ataque que fizeram ao Primeiro Ministro José Socrates, a quando das escutas..etc etc.Pode ser que qualquer dia se volte o feitiço contra o feiticeiro.
Luis @ 16:39

Qui, 25/08/11

A pena que uma pessoa que deveria ser mente aberta , pois como jornalista o deveria , escreva artigos de mente pre-historica
Aqui está um jornal que não voltarei a comprar
Daniel @ 17:45

Qui, 25/08/11

Sugiro o boicote ao semanario sol e o envio de queixa á ERC como aqui ja foi referenciado. Este Sr tem o direito á sua opiniao mas sem recurso ao insulto e á brejeirice! Uma vergonha!
Luis @ 10:47

Sex, 26/08/11

Acho nojenta a posição do senhor. Quando (passo a citar) José António Saraiva acrescenta: "Claro que dois homens podem viver juntos – sejam irmãos, amigos, companheiros ou sócios em qualquer coisa. Como duas mulheres podem viver juntas, por variadíssimas razões. E é justo que as pessoas que vivem juntas tenham certos direitos em comum. Mas, para isso, não é necessário pôr em causa as nossas referências nem baralhar os nossos pobres espíritos" (fim de citação), ele se esquece que o mesmo se aplica à dupla de sexos diferentes, pois duas pessoas de sexos opostos também podem viver juntas, sem se casar... Afinal onde está a diferença? E qual é o seu problema, que não isso se percebe?!...
jorge rodrigues @ 05:06

Sab, 27/08/11

O JAS disse tudo quando falou de "pobres espíritos"! É bom ver um ser humano que se conhece tão bem a si próprio. Que pobreza de espírito, de facto!

Comentar post

Petição
1
2
5
0

já assinaram. A tua assinatura conta! Assina já a Petição pela criação do Dia de Combate à Homofobia.
Newsletter

Recebe as notícias do dezanove por e-mail:

Últimos comentários
  • o que é co-adoçao?
  • E se o Presidente da republica vetar a lei? O que ...
  • Pode-se assistir a este video no Youtube com legen...
  • Tanta preocupação com quem é o quê! Mas porquê? Po...
  • Minha amiga Ana se assim o permite, mas depreendo ...
  • Belo vídeo editado pelos escritórios dos Direitos ...
  • O Dia Contra a Homofobia na Assembleia da Republic...
  • Concordo
  • um grande passe na sociedade portuguesa, no entant...
  • Ainda bem. Aplausos aqueles que o tornaram possíve...
  • Quantos advogados subscreveram, por curiosidade?
  • A minha resposta vai no sentido de responder a um ...
  • Eu vi este filme e, ao contrário do seu realizador...
  • Gostava que aprovassem, mas acho que não vai acont...
  • sinceramente querem uma dica de engate sejam vocês...
  • Petição
    1
    2
    5
    0

    já assinaram. A tua assinatura conta! Assina já a Petição pela criação do Dia de Combate à Homofobia.
    Petição Dia de Combate à Homofobia
    Para colocares o selo da petição no teu blog/site, só precisas de usar este código HTML no layout da página:
    Dia de Combate à Homofobia
    blogs SAPO